Santiago, no Chile, terá a frota de ônibus mais moderna na América Latina. Veículos são mais seguros, confortáveis e reduzem emissões CO2.

A partir de 1° de janeiro de 2014, os ônibus ​​serão gradualmente adicionados à frota metropolitana de Santiago. O sistema de transporte público é administrado pela Transantiago e atende a 6 milhões de usuários.

O ministro dos Transportes e Telecomunicações do Chile, Pedro Pablo Errázuriz, anunciou a entrega de 200 novos ônibus para cinco das sete empresas operadoras do sistema Transantiago.

“É essencial para nós continuar a melhorar a qualidade do serviço que os usuários recebem. Por isso estamos incorporando estas 200 novas unidades, totalizando cerca de 2.700 novos ônibus durante os últimos quatro anos, o equivalente a 42 % da frota atual que alcança 6.500 ônibus”, informou o ministro.

Com isso, a idade média da frota do sistema Transantiago é 3,9 anos e se tornou a mais moderna da América Latina. As novas unidades possuem portas de ambos os lados, permitindo a operação em futuros corredores que terão estações no centro das vias.

“É importante começar a contar com os veículos que podem ser usados ​​em qualquer tipo de infraestrutura necessária para o sistema para uma cidade em crescimento, como Santiago”, comentou Patricio Perez, diretor de Transportes Públicos Metropolitanos.

Outra inovação é que os ônibus incorporam melhorias de segurança, como câmeras no interior do veículo e novo sistema de acionamento das portas. Ao detectar um obstáculo na abertura ou no fechamento, as portas se abrem automaticamente.

Os ônibus também receberam assentos duplos para pessoas com deficiência física. Espelhos retrovisores, internos e externos, aumentam a visão do condutor. Isso permite ao motorista melhor visão no embarque e desembarque de passageiros, evitando acidentes.

A segurança do motorista também foi considerada como importante requisito para a nova geração de ônibus. Em função dessa exigência, foi incorporada cabine de segurança nos veículos, a qual os protege motoristas contra possíveis ataques.

Outra característica dos novos ônibus é serem dotados do padrão internacional de emissões Euro V. A redução das emissões de CO2 está alinhada com a política de transporte comprometida com o meio ambiente.

Fonte: SIBRT, publicado em 20/12/2013.

Crédito da imagem: Marcopolo modelo Gran Viale 2013