PBQP-H Design Oficial

Lançado em 07.10.2021, o novo portal do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) permite consultas mais eficientes às tecnologias e materiais de construção certificados.

Unifica informações sobre as empresas que produzem, importam e distribuem materiais de construção em conformidade com as normas técnicas brasileiras. Permite também acessar sistemas e produtos inovadores, e as construtoras certificadas.

O plataforma mostra informações relevantes para consumidores, construtores, projetistas, fornecedores, fabricantes de materiais e componentes ou proponentes de sistema inovadores.

Consultas rápidas e filtros de pesquisa

Qualquer cidadão brasileiro pode acessar gratuitamente as informações sobre materiais, novas tecnologias construtivas, inovações e formas mais eficientes de edificar habitações.

É fácil consultar se algum material de construção está ou não em conformidade com as normas brasileiras. Basta acessar o site do PBQP-H, clicar no ícone “Consumidor”, na barra superior do site, e pesquisar o produto desejado na opção Materiais Conformes – Acesse Agora.

Por exemplo, se desejar pesquisar torneiras poderá selecionar a opção “Metais Sanitários” ou digitar o termo no campo “Produto Alvo”. O sistema filtra automaticamente as consultas.

Pesquisa Modelo PBQP-H

Pesquisa Modelo PBQP-H

Avaliação do governo e dos fabricantes de materiais de construção

O governo federal procura uniformizar tecnologias de construção conforme as normas vigentes no território nacional e melhorar a qualidade das edificações habitacionais brasileiras.

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) acreditam que o novo portal contribuirá para maior isonomia competitiva na construção civil, especialmente na adequação do setor às normas internacionais de sustentabilidade.

Rodrigo Navarro, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT), destacou a importância da informação. A conformidade fiscal e técnica são dois problemas que a indústria da construção enfrenta há muitos anos. O novo portal apresenta informação de qualidade, atualizada e relevante.

O programa PBQP-H

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat foi criado em 1998, no governo Fernando Collor. Atualmente, está vinculado à Secretaria Nacional de Habitação do MDR, gestão compartilhada e cooperação entre os setores público e privado.

O PBQP-H regulamenta as qualidades construtivas das habitações sociais por meio de avaliações de conformidade das empresas, dos fabricantes e dos sistemas construtivos. Os objetivos são garantir a qualidade das edificações, melhorando a durabilidade e segurança, e a produtividade do setor da construção a partir da sua modernização.

Atualmente, o PBQP-H tem 21 Programas Setoriais da Qualidade (PSQ), coordenados por 12 entidades setoriais nacionais. Monitora a qualidade de 684 empresas e 1.058 produtos de 775 marcas comerciais.

Fonte:  Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), acesso em 09.10.2021.