Petrobrás comercializará nova gasolina S-50 com teor ultrabaixo de enxofre, redução de 94% dessa substância considerada extremamente poluente.
A partir de 1º de janeiro de 2014, a gasolina automotiva terá, em todo o território nacional, no máximo 50 mg/kg (miligramas por quilo) de enxofre total, apresentando qualidade semelhante a que é comercializada nos Estados Unidos, Canadá e Europa.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo – ANP, haverá redução da emissão de enxofre na atmosfera em 94% e a emissão de poluentes, em até 59%, no médio e longo prazo, nos veículos mais modernos. Essa iniciativa permitirá melhorar a qualidade do ar e evitar mais doenças respiratórias. O teor de enxofre médio do combustível foi reduzido nos últimos anos, de 500 mg/kg em 2009 para 200 mg/kg em 2013.
A gasolina S-50 também se adaptará às novas tecnologias da indústria automobilística, como a injeção direta de combustível, além de viabilizar as metas de emissões da etapa L-6 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).
A introdução de veículos com modernas tecnologias para emissões possibilitará a redução de 35.000 toneladas/ano das emissões de óxidos de enxofre (SOx). A nova gasolina reduzirá as emissões de gases poluentes no escapamento de motores fabricados a partir de 2009, em até 60% de óxidos de nitrogênio (NOx), 45% de monóxido de carbono (CO) e 55% de hidrocarbonetos (HC).
O novo combustível apresenta ainda como benefícios a baixa formação de resíduos em válvulas, bicos injetores e na câmara de combustão; aumento do desempenho e prolongamento da vida útil do catalisador; redução do desgaste do motor. Aumenta a vida útil do lubrificante, mantendo a eficiência energética com menor custo de manutenção.
Em função do processo de refino adotado, a nova gasolina S-50 poderá apresentar coloração mais clara e odor diferenciado. Essas características não influenciam o desempenho do combustível no motor. Não haverá problemas com relação à gasolina importada, que já atende às novas especificações da nova gasolina nacional.
Além do teor de enxofre, outros componentes que contribuem para as emissões veiculares terão seus limites reduzidos. São os hidrocarbonetos olefínicos, os hidrocarbonetos aromáticos e o benzeno (este último somente no caso da gasolina Premium, visto que o máximo permitido na gasolina comum já era de 1%).
Outros tipos de gasolina
A gasolina premium terá redução no teor de benzeno, ficando no mesmo limite estabelecido para gasolina comum. Assim, a partir de 1º de janeiro de 2014 a única diferença de especificação da gasolina comum e premium será o número de octano, medido pelas características MON (Motor Octane Number) e índice antidetonante (IAD).
No que se refere às gasolinas comum aditivada e premium aditivada, elas continuam sendo oferecidas no mercado. As mudanças na gasolina automotiva acompanham a evolução tecnológica da indústria automotiva mundial. Os parâmetros da especificação do combustível estão alinhados aos requisitos internacionais e ambientais de redução dos níveis de poluentes veiculares atmosféricos.
A partir de 1º de julho de 2015, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos e México, a gasolina comum receberá a adição de detergentes dispersantes, o que reduzirá a formação de depósitos nas válvulas de admissão dos motores.
Qualidade dos combustíveis
A Petrobras investe continuamente no aprimoramento de seus combustíveis e foi pioneira na remoção total do chumbo na gasolina, em 1989. Entre 2005 e 2013, a Petrobras investiu R$ 20,6 bilhões em 21 novas unidades que permitem a produção da gasolina S-50 em todas as suas refinarias.
Esse lançamento consolida a nova era em combustíveis com ultrabaixo teor de enxofre – salto tecnológico com qualidade equivalente à dos mercados mais exigentes do mundo.
Notas do Editorial Loxxi:
1) O teor de enxofre na gasolina S-50, igual a 50 mg/kg, equivale a 50 partes por milhão.
2) Até 2013 a gasolina comercializada pela Petrobrás no Brasil era a S-800, comum ou premium, que apresentava 800 partes de enxofre por milhão. Dessa forma, haverá redução de 93,75% do teor de enxofre na gasolina.