Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) abre vagas para o programa Jovens Profissionais. Instituição seleciona profissionais para a sede, em Washington, e as representações na América Latina e Caribe. Inscrições disponíveis até 1° de março de 2012.
O BID abriu inscrições para o Programa Jovens Profissionais, disponíveis até 1° de março de 2012. Os requisitos básicos são: ter até 32 anos de idade; e possuir experiência profissional de no mínimo dois anos em uma ou mais das seguintes áreas:
- Desenvolvimento Econômico;
- Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Recursos Naturais;
- Infraestrutura;
- Financiamento de Projetos;
- Setor Privado; e
- Administração de Empresas.
Os participantes selecionados para o programa assinarão um contrato de 24 meses com o Banco e serão tratados como funcionários plenos que, a qualquer momento, poderão ser convidados a ocupar um cargo permanente.
O programa começou em 1970 e é considerado a porta de entrada para a carreira profissional no BID.
O BID valoriza a diversidade, incluindo profissionais afrodescendentes e indígenas em suas atividades junto aos governos e a sociedade civil. A instituição encoraja candidatos com esse perfil a participarem neste programa, ampliando o limite de idade para 35 anos.
Processo de Seleção
Os candidatos selecionados com experiência nas áreas de especialização serão convocados para entrevistas na sede do BID em Washington.
O objetivo da entrevista é identificar características como conhecimentos técnicos evidenciados por desempenho acadêmico, capacidade analítica, habilidade de trabalhar em equipe, boa comunicação e disponibilidade para servir em missões ou nos escritórios na América Latina ou Caribe. Os pré-selecionados para viajarem a Washington podem ainda ter que elaborar estudo de caso e apresentar referências.
Antes da entrevista na sede, há o processo de seleção interno que inclui a avaliação dos currículos pelo Departamento de Recursos Humanos, avaliação técnica a cargo da equipe de especialistas sênior e entrevistadores. O BID arcará com os gastos de viajem para Washington.
O formulário de inscrição deve ser preenchido diretamente no portal de oportunidades do BID.
Fonte: BID Notícias, 16/Jan/2012