Homenagem às Vítimas de Acidente do Trabalho - 28/04/2019

Reflexão para o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho (28 de abril de 2019). Homenagem da Loxxi Engenharia.

O gráfico abaixo é baseado em levantamento do Ministério Público do Trabalho – MPT (2019). Revela a tragédia social dos acidentes de trabalho no Brasil.

Os dez setores econômicos analisados contribuíram, em média, com 169 mil acidentes por ano no período 2012-2018.

Registros de Acidentes de Trabalho por Atividade Econômica (2012-2018) 10 Setores com maior incidência - Fonte: MPT, 28/04/2019

Gráfico 1 – Registros de Acidentes de Trabalho por Atividade Econômica com maior incidência (2012-2018) – Fonte: MPT, 28/04/2019

A área da saúde, hospitais, é a campeã disparada em acidentes do trabalho (9,44%), seguida pelo comércio varejista, supermercados e hipermercados (3,57%), administração pública (2,98%) e construção civil (2,61%). Nota-se a grande diferença relativa no ranking entre o primeiro e o segundo setor, igual a 164%, ou seja, há 1,64 vezes mais acidentes na rede hospitalar do que no comércio varejista.

Os percentuais se referem à participação relativa ao total de setores com acidentes de trabalho, sendo exibidos os 10 setores com maior número de acidentes.

Essas estatísticas resultam do investimento reduzido por parte das empresas em Saúde e Segurança do Trabalho, falta de fiscalização e de políticas eficazes em saúde pública.

Fonte: Gráfico elaborado por Loxxi Engenharia, 2019.

Mensagem da Loxxi Engenharia

Hoje, 28/04/2019, importante data para o mundo, homenageia-se a Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Este ano também é marcado pelo centenário de fundação da Organização Internacional do Trabalho – OIT, entidade que congrega mais de 150 países membros, incluindo o Brasil, e promove discussões técnicas para melhoria das condições de trabalho.

Devemos unir esforços, trabalhadores, empregadores conscientes da sua Responsabilidade Social, governo e técnicos de segurança para lutar contra a tragédia humana dos acidentes de trabalho que dilaceram e abreviam vidas, causando perdas irreparáveis à sociedade.

Quando o acidente acontece, todos os mecanismos de proteção da organização precisam ser reavaliados, incluindo os efeitos decorrentes do afastamento de trabalhadores. Acidentes custam caro para as organizações e a sociedade. As empresas perdem horas produtivas, precisam substituir, remanejar ou readaptar os trabalhadores acidentados, são oneradas por custos adicionais do Seguro de Acidente do Trabalho – SAT, cuja alíquota é função do número de eventos acidentários.

A sociedade, por sua vez, suporta o ônus do atendimento pelos serviços de saúde pública, concessão de benefícios previdenciários custeados por todos os contribuintes, redução da força de trabalho que agrega valor à economia, e as famílias são impactadas pelo aumento das despesas no cuidado dos membros acidentados e, eventualmente, a subsistência será comprometida em caso de óbito. Acidentes também deixam sequelas psicológicas para o trabalhador, familiares, colegas e pessoas próximas.

A Loxxi Engenharia vem a público reforçar o compromisso técnico de discutir e auxiliar a sociedade a eliminar a chaga dos acidentes de trabalho. Apesar das enormes dificuldades no Brasil e do reduzido investimento em Saúde e Segurança do Trabalho, continuaremos a pautar nosso esforço em defesa do trabalho digno e seguro.

Não desistiremos do nobre valor da Segurança do Trabalho. Fizemos grande esforço para iniciarmos nossas atividades nessa área e continuaremos firmes, procurando oferecer o melhor serviço técnico aos nossos clientes, informações úteis aos interessados no tema.

Temos muito a aprender e podemos contribuir com a sociedade para avançar o conhecimento sobre os acidentes de trabalho, empenhando esforços para sua eliminação.

Nosso respeito e homenagem a todos que sofreram acidentes, pois nos inspiram a sermos melhores. Aprendemos com as falhas para construirmos ambientes de trabalho cada vez mais seguros e que propiciem qualidade de vida.

Goiânia, 28 de abril de 2019.

Respeitosamente,

Rone Antônio de Azevedo
Eng. Civil e Eng. Seg. do Trabalho
Diretor da Loxxi Engenharia