Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) anunciaram, no início de maio de 2012, a parceria para a plataforma edX oferecer cursos online.

A Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) anunciaram hoje a edX, nova parceria para transformação da educação online. Através da plataforma edX, as duas instituições vão colaborar para melhorar o ensino e a aprendizagem baseados no campus e construir a comunidade global de alunos.
A edX será desenvolvida com base na experiência das duas universidades na oferta de conteúdo instrucional online. A plataforma tecnológica recentemente estabelecida pelo MITx, que servirá como base para o novo sistema de aprendizagem, foi concebida para oferecer versões online dos cursos do MIT caracterizados pelas funcionalidades de vídeo de aula, testes relacionados, feedback imediato, ranking das perguntas e respostas dos estudantes, laboratórios vrituais, e resultados da aprendizagem de cada estudante. Certificados de conclusão estarão disponíveis para alunos motivados e capazes de demonstrar seus conhecimentos sobre o material do curso.
MIT e Harvard esperam que ao longo do tempo outras universidades vão se juntar a elas na oferta de cursos na plataforma edX. A reunião dos conteúdos de muitas universidades de ensino juntas em um site permitirá que os alunos em todo o mundo acessem o conteúdo do curso de qualquer universidade participante num único site, através do conjunto de ferramentas educacionais online compartilhadas por todas as universidades participantes.
A edX será lançada como plataforma de aprendizagem em software de código aberto para que possa ser utilizada por outras universidades e organizações que desejem hospedar-se na plataforma. Como a tecnologia de aprendizagem estará disponível como software open-source, outras universidades e indivíduos serão capazes de ajudar a edX melhorar e adicionar recursos à tecnologia.
O MIT e Harvard utilizarão a plataforma operada conjuntamente edX para pesquisar como os alunos aprendem e como as tecnologias podem facilitar o ensino eficaz, tanto no campus e na internet. A plataforma edX permitirá o estudo de quais métodos de ensino e ferramentas serão mais bem-sucedidos. Os resultados dessa pesquisa serão utilizados para analisar como professores usam a tecnologia no ensino, melhorando a experiência dos estudantes no campus e dos milhões de usuários que serão beneficiados com essas novas ofertas online.
“A edX representa a oportunidade única para melhorar a educação em nossos próprios campi através da aprendizagem online, e ao mesmo tempo cria novo caminho educativo para milhões de alunos em todo o mundo”, afirmou o presidente do MIT Susan Hockfield.
O presidente de Harvard Drew Faust disse: “A edX dá a Harvard e ao MIT a oportunidade sem precedentes para estender dramaticamente nosso alcance coletivo através da realização de pesquisas inovadoras em educação efetiva e ampliar o acesso online ao ensino superior de qualidade.”
“Harvard e MIT utilizarão essas novas tecnologias e pesquisas que permitirão orientar a aprendizagem online de uma forma que beneficia os nossos alunos, nossos colegas e pessoas de todo o país e do mundo”, complementou Fausto.
Sociedade e estrutura compartilhada sem fins lucrativos
A iniciativa será supervisionada por uma organização sem fins lucrativos com sede em Cambridge, Massachusetts, sociedade controlada em partes iguais pelas duas universidades. MIT e Harvard comprometeram-se a investir o valor total de US$ 60 milhões (US$ 30 milhões cada) no apoio institucional, subvenções e filantropia para iniciar a colaboração.
Anant Agarwal, Director do MIT da Ciência da Computação e do Laboratório de Inteligência Artificial, que liderou o desenvolvimento da plataforma MITx sob a direção do reitor do MIT L. Rafael Reif, será o primeiro presidente da edX.
Em Harvard, Alan Garber coordenará o esforço Harvardx e Michael D. Smith, diretor da Faculdade de Artes e Ciências, terá a missão de liderar os professores para desenvolverem e ministrarem cursos.
Prevê-se que as ofertas de curto prazo dos cursos de ampla gama de escolas de Harvard e MIT serão incluídos na plataforma EdX.
Pesquisa para melhorar o modelo presencial
A edX reforçará o tradicional modelo presencial de ensino de graduação em ambos os campi, apoiando ilimitado número de abordagens experimentais para ensino online que poderão ser usadas pelas faculdades de Harvard e do MIT e que beneficiarão estudantes de Cambridge e Boston. Ela também terá o benefício de fornecer acesso global a algumas das formações classe mundial que já ocorrem em Cambridge e Boston, mas isso é apenas um aspecto da totalidade do Harvard College e da experiência do MIT.
“O ambiente do campus oferece oportunidades e experiências que não podem ser replicados online“, disse Hockfield. “A edX é projetada para melhorar, e não substituir, a experiência do campus.”
A edX será diferenciada das iniciativas de cursos de aprendizagem de ambas as instituições, incluindo o MIT OpenCourseWare e cursos oferecidos pelas escolas de Harvard como a Extension School de Harvard, a Harvard Business School e a Harvard Medical School.
Primeiros cursos no outono de 2012
As universidades trabalham para desenvolver a plataforma edX de aprendizagem on-line a partir da MITx e inserir cursos do MIT e do corpo docente de Harvard. Durante as fases iniciais, as duas universidades vão trabalhar cooperativamente para oferecer o mais amplo conjunto inicial de cursos possíveis. O primeiro conjunto de cursos está previsto para ser anunciado no início do verão e começar no segundo semestre de 2012.
“Estamos prontos para avançar rapidamente”, disse Anant Agarwal. “Há muita energia no ar, as equipes de Harvard e do MIT estão ansiosas para colaborar.
Para conhecer melhor a plataforma edX, acesse ao link www.edx.org .
Fonte:
MIT and Harvard announce edX. Joint venture builds on MITx and Harvard distance learning; aims to benefit campus-based education and beyond. Disponível em <https://www.edxonline.org/release.html>, acesso em 24 de maio de 2012.