O livro “ESTÁ TUDO SOB CONTROLE? A Segurança do Trabalho nas Organizações” reúne conhecimentos sobre o gerenciamento de riscos laborais, a prevenção de acidentes e a gestão ocupacional.

Apresenta os fundamentos teóricos e estudos de caso, ricamente ilustrados com figuras, gráficos, quadros e diagramas esquemáticos. Trata-se de fonte única para consultas sobre a temática, abrangente, acessível e atualizada.

A ideia da publicação surgiu quando o autor presenciou incidente de trabalho em 2016. Ato contínuo, a gestora administrativa questionou sobre as condições de segurança no local, a clássica pergunta “Está tudo sob controle?”

Muitas vezes, deixamos de avaliar criteriosamente e de forma assertiva os riscos para prevenir eventos perigosos.

A publicação vai ao encontro dessas questões. Aborda o gerenciamento dos riscos laborais, regulamentação, segurança contra incêndio em edificações, análise de investimentos, valorização do trabalhador, terceirização, a norma de gestão ocupacional ISO 45001, custeio de benefícios previdenciários, eSocial, e comentário de filmes selecionados.

Os temas abordados são baseados em estudos, pesquisas e trabalhos técnicos realizados pelo autor nos últimos 5 (cinco) anos.

O livro é lançado em época de grandes incertezas e debates sobre o futuro da Segurança do Trabalho no Brasil. Em maio de 2019, o governo federal anunciou a simplificação das normas regulamentadoras e do eSocial, sistema público de escrituração das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

É preciso estimular avanços na cultura de Segurança do Trabalho nas organizações e adoção de políticas públicas consistentes por parte do Estado.

Público-alvo

Leitura recomendada para administradores, profissionais, gestores de pessoas, técnicos e acadêmicos, praticantes e interessados em Segurança e Saúde do Trabalho – SST.

O livro está organizado em sequência não linear de capítulos que podem ser lidos de acordo com as preferências e interesses dos leitores. Sua leitura não requer conhecimentos avançados ou formação acadêmica específica.

Visão geral do livro

1 Gerenciamento de riscos ocupacionais utilizando a ferramenta da qualidade PDCA, estudo de caso do acidente industrial Piper Alpha.

2 Normas e disposições legais de SST, e análise da acidentalidade no Brasil.

3 Classificação dos riscos ambientais e aplicações dos métodos de gerenciamento Mapa de Riscos e APR.

4 Caraterização dos riscos ambientais nas edificações comerciais e de serviços, e roteiro de verificação.

5 Segurança contra incêndios em edificações altas, tecnologias e requisitos do plano de emergência.

6 Análise de investimentos em SST e aplicação prática para indústria de veículos.

7 Vestuário profissional: valorização do trabalhador e das organizações modernas.

8 Terceirização irrestrita no Brasil (Lei nº 13.429/2017).

9 Avaliação ergonômica pelo Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT), metodologia finlandesa, e aplicação prática para unidade de serviços.

10 Norma ISO 45001:2018 – Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional.

11 Custeio da Seguridade Social (SAT, FAP, NTEP, Aposentadoria Especial) e registro das informações no eSocial.

12 Filmes e documentários selecionados sobre a cultura de Segurança do Trabalho nas organizações.

Bônus

13 Memória dos grandes acidentes de trabalho no Brasil

14 Origem da Lei de Murphy

Recursos didáticos complementares

Os modelos e arquivos diversos podem ser baixados ou consultados no site GEDAF Finanças e Empreendedores, mediante cadastro.

Sobre o autor

Rone Antônio de Azevedo é engenheiro civil e de segurança do trabalho, e tecnólogo em gestão de finanças. Possui formação acadêmica diversificada e sólida experiência em engenharia. Atuou em programas de habitação e infraestrutura na instituição Caixa Econômica Federal durante mais de 13 anos.

Desde 2014, é diretor na empresa Loxxi Engenharia, especializada em avaliação, perícia de acidentes, vistoria de edificações, e auditoria de segurança do trabalho.

Vendas

O livro está disponível em edição impressa ou digital, ambas com o mesmo conteúdo.

A leitura da versão digital é realizada em PCs e dispositivos móveis que tenham o programa Kindle instalado, programa distribuído gratuitamente no próprio site da Amazon.

Acesse o link

1) Se optar pela edição impressa, clique aqui.

2) Se optar pela edição digital, a compra deverá ser realizada na loja da Amazon – Clique Aqui.