A Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) anunciaram no início de maio de 2012 uma nova parceria não lucrativa, conhecida como edX, para oferecer cursos online livres de ambas as instituições.

MIT / Harvard University

A Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) anunciaram hoje a edX, nova parceria para transformação da educação online. Através da plataforma edX, as duas instituições vão colaborar para melhorar o ensino e a aprendizagem baseados no campus e construir uma comunidade global de alunos.

A edX será desenvolvida com base na experiência das duas universidades na oferta de conteúdo instrucional online. A plataforma tecnológica recentemente estabelecida pelo MITx, que servirá como base para o novo sistema de aprendizagem, foi concebida para oferecer versões online dos cursos do MIT caracterizados pelas funcionalidades de vídeo de aula, testes relacionados, feedback imediato, ranking das perguntas e respostas dos estudantes, laboratórios vrituais, e resultados da aprendizagem de cada estudante. Certificados de conclusão estarão disponíveis para alunos motivados e capazes de demonstrar seus conhecimentos sobre o material do curso.

MIT e Harvard esperam que ao longo do tempo outras universidades vão se juntar a elas na oferta de cursos na plataforma edX. A reunião dos conteúdos de muitas universidades de ensino juntas em um site permitirá que os alunos em todo o mundo acessem o conteúdo do curso de qualquer universidade participante num único site, através do conjunto de ferramentas educacionais online compartilhadas por todas as universidades participantes.

A edX será lançada como plataforma de aprendizagem em software de código aberto para que possa ser utilizada por outras universidades e organizações que desejem hospedar-se na plataforma. Como a tecnologia de aprendizagem estará disponível como software open-source, outras universidades e indivíduos serão capazes de ajudar a edX melhorar e adicionar recursos à tecnologia.

O MIT e Harvard utilizarão a plataforma operada conjuntamente edX para pesquisar como os alunos aprendem e como as tecnologias podem facilitar o ensino eficaz, tanto no campus e na internet. A plataforma edX permitirá o estudo de quais métodos de ensino e ferramentas serão mais bem-sucedidos. Os resultados dessa pesquisa serão utilizados para analisar como professores usam a tecnologia no ensino, melhorando a experiência dos estudantes no campus e dos milhões de usuários que serão beneficiados com essas novas ofertas online.

“A edX representa a oportunidade única para melhorar a educação em nossos próprios campi através da aprendizagem online, e ao mesmo tempo cria novo caminho educativo para milhões de alunos em todo o mundo”, afirmou o presidente do MIT Susan Hockfield.

O presidente de Harvard Drew Faust disse: “A edX dá a Harvard e ao MIT a oportunidade sem precedentes para estender dramaticamente nosso alcance coletivo através da realização de pesquisas inovadoras em educação efetiva e ampliar o acesso online ao ensino superior de qualidade.”

“Harvard e MIT utilizarão essas novas tecnologias e pesquisas que permitirão orientar a aprendizagem online de uma forma que beneficia os nossos alunos, nossos colegas e pessoas de todo o país e do mundo”, complementou Fausto.



Sociedade e estrutura compartilhada sem fins lucrativos


A iniciativa será supervisionada por uma organização sem fins lucrativos com sede em Cambridge, Massachusetts, sociedade controlada em partes iguais pelas duas universidades. MIT e Harvard comprometeram-se a investir o valor total de US$ 60 milhões (US$ 30 milhões cada) no apoio institucional, subvenções e filantropia para iniciar a colaboração.

Anant Agarwal, Director do MIT da Ciência da Computação e do Laboratório de Inteligência Artificial, que liderou o desenvolvimento da plataforma MITx sob a direção do reitor do MIT L. Rafael Reif, será o primeiro presidente da edX.

Em Harvard, Alan Garber coordenará o esforço Harvardx e Michael D. Smith, diretor da Faculdade de Artes e Ciências, terá a missão de liderar os professores para desenvolverem e ministrarem cursos.

Prevê-se que as ofertas de curto prazo dos cursos de ampla gama de escolas de Harvard e MIT serão incluídos na plataforma EdX.



Pesquisa para melhorar o modelo presencial


A edX reforçará o tradicional modelo presencial de ensino de graduação em ambos os campi, apoiando um ilimitado número de abordagens experimentais para ensino online que poderão ser usadas pelas faculdades de Harvard e do MIT e que beneficiarão estudantes de Cambridge e Boston. Ela também terá o benefício de fornecer acesso global a algumas das formações classe mundial que já ocorrem em Cambridge e Boston, mas isso é apenas um aspecto da totalidade do Harvard College e da experiência do MIT.

“O ambiente do campus oferece oportunidades e experiências que não podem ser replicados online“, disse Hockfield. “A edX é projetada para melhorar, e não substituir, a experiência do campus.”

A edX será diferenciada das iniciativas de cursos de aprendizagem de ambas as instituições, incluindo o MIT OpenCourseWare e cursos oferecidos pelas escolas de Harvard como a Extension School de Harvard, a Harvard Business School e a Harvard Medical School.



Primeiros cursos no outono de 2012


As universidades trabalham para desenvolver a plataforma de aprendizagem on-line a partir da MITx e para preencher o site edX com cursos do MIT e do corpo docente de Harvard. Durante as fases iniciais, as duas universidades vão trabalhar cooperativamente para oferecer o mais amplo conjunto inicial de cursos possíveis. O primeiro conjunto de cursos está previsto para ser anunciado no início do verão e começar no segundo semestre de 2012.

“Estamos prontos para avançar rapidamente”, disse Anant Agarwal. “Há muita energia no ar, as equipes de Harvard e do MIT estão ansiosas para colaborar.”

Para conhecer melhor a plataforma edX, acesse ao link www.edxonline.org .


Fonte:

MIT and Harvard announce edX. Joint venture builds on MITx and Harvard distance learning; aims to benefit campus-based education and beyond.
Disponível em <https://www.edxonline.org/release.html>, acesso em 24 de maio de 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *